Seminário: Resistência do ar e eficiência automotiva

Academia Brasileira de Ciências
8 de novembro de 2011
Rua Anfilófio de Carvalho, 29,
3° andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ


Início

Apresentações - Downloads disponíveis

8h00
Inscrições
8h45

Abertura

  • Marcos José Marques, Presidente do Conselho Diretor, INEE
  • Prof. Lindolpho C. Dias, Secretário Executivo da Academia Brasileira de Ciências e VP da FGV
9h15

Força do arrasto e a economia de energia no Brasil

Demanda e perdas de energia no Brasil: seus efeitos na economia e no meio ambiente, destacando as que ocorrem nos transportes rodoviários, devidas à resistência do ar.

9h45

Aerodinâmica dos veículos

Mesa redonda para discutir em que medida é possível reduzir forças de arrasto no Brasil usando técnicas aerodinâmicas de projeto, avaliação e medida e o emprego de acessórios como defletores, spoilers e outros.

11h00

Intervalo do café

11h15

Superfície do veículo e arrasto

Superfícies muito lisas reduzem forças de arrasto. Superfícies com pequenas mossas (“dimples”) amplificam esse efeito: bolas de golfe alcançam o dobro da distância das bolas lisas e maiôs com a textura semelhante à da pele do tubarão aumentam a velocidade de nadadores. A mesa discute em que medida a natureza das superfícies pode reduzir o arrasto dos veículos.

12h30

Almoço

14h00

Menos arrasto: perspectivas dos fabricantes

Nessa mesa, especialistas da indústria de veículos discutem em que medida o tema do arrasto é ou pode ser considerado pela indústria brasileira, e quais os incentivos e barreiras para tanto.

15h30

Intervalo do Café

15h45

Projeto Green Freight do Banco Mundial

O Banco Mundial está desenvolvendo o projeto Green Freight para aumentar a eficiência energética nos transportes rodoviários. Iniciado na China, começa a avaliar sua aplicação no Brasil. Dentre outras ações, visa reduzir as perdas causadas pelas forças de arrasto.

16h15

Forças de Arrasto, políticas energética e de transporte

Nos transportes rodoviários, onde as velocidades médias são elevadas e a avaliação do coeficiente de arrasto pode ser feita com metodologia simples, discute-se a possibilidade e/ou conveniência de uma ação política de incentivo à redução do arrasto em caminhões e ônibus. Afetaria sobretudo o consumo de diesel e emissões associadas, não cobertas pelo PROCONVE.

  • Coordenador: Prof. Alexandre D'Avignon, Programa de planejamento energético, COPPE
  • “Projetos e Programas do Conpet”(4,2MB.pdf) - Nilson Carlos Câmara Quadros, Geofísico, CONPET / PETROBRAS
  • Fabio Real, Programa Brasileiro de Etiquetagem, INMETRO
17h15

Encerramento


Apoio

ABC - Academia Brasileira de Ciências
CONPET - Programa Nacional de Racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural
Banco Mundial
Zydrax
Revista Publiracing

Organização

INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética